4 de set. de 2013

Turcas e Caicos: A Pior seleção do Mundo?

Não precisa ser muito curioso para olhar o Ranking Mundial da FIFA. Na teoria, o ranking serviria para, a partir de números, colocar as seleções em ordem de qualidade. Um cálculo complexo é responsável por elaborar tal ranking. As discussões são interminaveis quanto a legitimidade ou não dessa classificação. Seguindo o referido ranking, na posição de número 207 (mais conhecida como ultima posição) encontramos um empate triplo entre Butão, San Marino e Turcas e Caicos.
Pois bem, a coluna de hoje será sobre a seleção caribenha, classificada como a pior do ranking.
Laura Antunes / O Globo
Pouco conhecido mundialmente, o pequeno território britânico é considerado pela ONU como uma das colonias que ainda existem em pleno século XXI. Destino certo de milionários, seja pelas belezas naturais e luxuosos resorts ou por ser um paraíso fiscal, as ilhas ficam ao norte do Haiti a aproximadamente 90 minutos de voo de Miami. 
A seleção de futebol local estreou em fevereiro de 1999 contra Bahamas na casa do adversário. Uma derrota por 3 a 0 não foi nenhum vexame. De lá pra cá a seleção Turco-Caicense jogou mais 13 partidas. Muito pouco comparado com seleções tradicionais. A pouca quantidade de jogos é a principal explicação para a péssima colocação no ranking. A confederação local se defende dizendo não ter dinheiro suficiente para realização de amistosos. Seus críticos porem dizem que a confederaçao recebe fundos da FIFA que deveriam ser melhor aplicados. Das catorze partidas disputadas foram 11 derrotas, 1 empate e 2 vitorias. A primeira delas veio em 2006, quando jogando em Havana pelas eliminatórias da Copa Ouro do ano seguinte,  bateram Ilhas Cayman por 2 a 0. A segunda delas veio nas eliminatórias para a copa de 2010. Jogando em casa venceram Santa Lúcia por 2 a 1 para um publico de 2200 torcedores. Nem a derrota na partida seguinte por 2 a 0 e a eliminação apagaram o feito histórico dos caribenhos.



Com uma população de pouco mais de 35000 habitantes, as opções não são muitas pro treinador britânico Matthew Green. O grande jogador da história do país é Gavin Glinton. Com 34 anos, Glinton é um dos poucos jogadores profissionais do país. Começou a carreira no futebol universitário estadunidense sendo "draftado" pelo LA Galaxy em 2002. Foram 8 anos nos EUA. Em 2010 se juntou ao elenco do Nam Dinh da Vietnã League. É o maior artilheiro do país com 4 gols. A seleção carece de renovação visto que muitos jogadores que estrearam em 1999 continuam na ativa. Não poderíamos deixar de mencionar a maior derrota da história da seleção caribenha. Uma goleada de 8 a 0 em 2000 contra o selecionado de São Cristóvão e Névis que teve como melhor ranking da FIFA um modesto 106°.
Jogadores amadores compõem a seleção de Tucas e Caicos.


Qual a sua opinião sobre o ranking mundial da FIFA?


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes