5 de set. de 2013

Futebol em Antigua e Barbuda

Devido ao grande número de emails pedindo explicações sobre como funcionam os campeonato nacionais dos países da CONCACAF, resolvemos criar a coluna Raio-X. Nessa coluna você vai saber como funciona os campeonatos da CONCACAF, bem como um pouco de como o futebol se desenvolveu nos países membros além de biografias dos principais ídolos do futebol local.
Começaremos falando de Antígua e Barbuda. A grande revelação dos últimos torneios continentais é o assunto de hoje na coluna Raio-X. Só aqui você saberá como funciona o calendário desse pequeno arquipélago do caribe.



 "Antigua and Barbuda Football Association" foi criada em 1928. A ex-colonia britânica tem no futebol a modalidade esportiva mais praticada no país. Apesar de históricamente ser considerada um "saco de pancadas" na região, a seleção nacional vem dando trabalho às potencias da região. Na segunda fase da atual edição das eliminatórias da CONCACAF, a equipe foi a vencedora da chave F eliminando Curação, Ilhas Virgens Britânicas e o tradicional Haiti. Na fase seguinte, mesmo sendo lanterna do grupo com apenas 1 ponto, dificultou a vida de EUA, Guatemala e Jamaica, equilibrando os jogos, ganhando o respeito do continente.
A federação local é extremamente organizada. Divulga seus torneios interclubes pelo site, postando vídeos, fotos e resenhas. O empecilho pro desenvolvimento do futebol local é o fato de grande parte dos jogadores serem amadores. O país que conta com cerca de 80000 habitantes possui uma liga nacional com 3 divisoes. A principal delas é a Premier League que conta com 10 equipes. A temporada masculina  começa em setembro e terminam em abril. O Antígua Recreation Ground recebe todos os jogos da Premier League e da seleção local. O campeão da Liga local garante vaga na CFU Club Championship (torneio entre clubes das nações caribenhas que garante 3 vagas na Champions League). Os dois últimos colocados são rebaixados para a segunda divisão local. O bicho papão local é o Empire FC com 13 títulos porém o clube não conquista um título há 12 anos. Além do nacional que é disputado em forma de liga, a FA Cup agita o futebol nacional com um torneio mata-mata. O torneio que já teve 6 edições tem como recordistas de títulos o Bassa Sports e SAP FC com 2 torneios cada.
All Saints United, Bassa Sports Club, Fort Road, Hoppers, Jennings Grenades FC, Old Road FC, Parham FC, Potters Tigers FC, SAP FC e Willikies FC disputarão a Premier League local na temporada 2013/14. Old Road FC é o atual campeão da liga e buscarão o inédito tri-campeonato.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes