19 de set. de 2013

Guia da Liga de Martinica


Martininca protagonizou uma das maiores surpresas no futebol de seleções do ano. Logo na estréia da Copa Ouro, esse pequeno protetorado francês venceu a tradicional seleção canadense pela contagem mínima. Hoje o Futebol Central traz pra você o guia do Campeonato Martinicano de 2013 que começou no último dia 13.







A Liga de Futebol de Martinica é filiada a CONCACAF e a Federação Francesa de Futebol. Catorze clubes participam do campeonato em formato de liga que vai de setembro a maio totalizando 26 jogos por equipe. As equipes locais costumam contar com jogadores de outros territórios franceses como Guiana Francesa e Guadalupe além de outros países como Haiti e Guiana. Uma curiosidade do regulamento é a pontuação. Como Martinica não é afiliada a FIFA, a liga local pode ter algumas mudanças. A vitória por lá vale 4 pontos enquanto o empate 2. As derrotas dão aos clube 1 ponto na classificação. Os quatro últimos colocados são rebaixados para a segunda divisão local. A última edição foi vencida pelo Club Franciscain da comuna de Le François. O Club Colonial é o maior vencedor com 19 títulos conquistados. O campeonato é bem antigo. Começou a ser disputado em 1919. As equipes de Martinica tem o direito de participar da Copa da França mas não costumam ter sucesso. Até hoje equipes de Martinica só venceram 11 partidas contra equipes francesas na Copa da França.
Na ultima temporada o Club Colonial (branco) foi eliminado pelo USSA Vertou
  • Club Franciscain
Equipe mais vitoriosa dos últimos 20 anos com 14 títulos, inclusive o ultimo, é o grande bicho papão do futebol local. Sempre tem jogadores convocados para a seleção principalmente os jovens meias Delem e Abaul.

  • Club Colonial
Apesar de ser o maior vencedor da história da liga não vive o melhor momento de sua história. Tá certo que em 2011 encerrou um jejum de 29 anos sem título mas dois anos antes havia sido rebaixado. Sempre difícil de ser batido, o clube conta com Hérelle zagueiro titular da seleção de Martinica.
  • Golden Star
Em jejum desde 1986, a equipe que já venceu a liga 16 vezes tenta voltar aos tempos áureos. Conta com o veterano de 38 anos Reuperne, autor do historico gol diante do Canada pela Copa Ouro em 2013.

  • Rivière-Pilote
Equipe emergente no futebol local, tem 5 títulos na historia sendo 3 nos últimos 6 anos. Parsemain que é um dos maiores artilheiros da seleção local e já teve passagem pelo Le Mans é o craque da equipe.

  • Aiglon
A equipe dirigida pelo cubano Luis Garcia tem 4 títulos na historia. Monés Chèry meia da seleção do Haiti é o destaque dentro de campo.

  • Samaritaine
Os verde amarelos já venceram a liga duas vezes mas passam por graves problemas financeiros. Brigará para se manter na elite depois do titulo da segundona.

  • Marionoise
Pequeno clube local venceu a liga por duas vezes. O ultimo titulo foi em 1995. A equipe é a que fica mais ao sul da ilha e faz o clássico com o Rivière-Pilote.

  • US Robert
Com apenas um titulo na história em 1993, não deve ser dessa vez que a equipe da cidade homônima deve conquistar o bicampeonato. A equipe rubro-verde é a mais antiga do futebol local.
  • Good Luck
A pequena equipe de Fort-de-France já conquistou o maior titulo local por duas vezes porém o ultimo titulo foi no longínquo ano de 1958. Conta apenas com jogadores locais no elenco. Brigará na parte de baixo da tabela.



  • Bélimois
Nunca conquistou um título local. Costuma brigar na parte de baixo da tabela. Confia no experiente goleiro Heurlié para se manter la primeira divisão.

  • Riveraine
A equipe recém promovida promete brigar para continuar na primeira divisão. Os azuis são os únicos representantes da cidade homônima na primeirona.

  • Golden Lion
Casa do experiente meia Coureur com passagens por equipes francesas e espanholas e titular da seleção local deve ficar no meio da tabela.
  • Diamantinoise
O clube alvi-azul de Diamant nunca conquistou um titulo na sua historia. Provavelmente a seca por aqueles lados continuará. Sem destaques individuais é uma das equipes mais fracas do ano.

  • Essor Prechotin
Outro forte candidato ao rebaixamento, a equipe de Precheur terá que se superar para se salvar. Sem títulos na historia e jogadores de relevância no cenário local.






    0 comentários:

    Postar um comentário

     
    Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes