5 de dez. de 2013

CFU define regulamento para Copa Caribenha de Clubes de 2014.

O site Futebol Central teve acesso ao regulamento do Campeonato de Clubes do Caribe de 2014 que foi lançado essa semana. A importante competição continental reunirá as principais equipes da região e garantirá aos três melhores colocados, vagas na principal competição interclubes da CONCACAF, a Champions League 2014-15. Confira os pontos de destaque do documento.


A próxima edição do torneio será a decima sexta da historia e vem mais uma vem com a sombra de um projeto de Liga Caribenha de Clubes por trás o que poderia extinguir o torneio. Com nove títulos, os clubes de Trinidad e Tobago são os grandes vencedores do torneio seguidos de longe por jamaicanos e porto-riquenhos mostrando o desequilíbrio de forças no torneio já que clubes de apenas três países conseguiram conquistar o titulo até hoje. A competição é aberta a todos os campeões e vices das principais ligas dos países membros filiados a Uniao Caribenha de Futebol (CFU). Na teoria o campeonato teria 62 clubes já que 31 países são membros da CFU mas a grande maioria deles não envia representante já que a taxa de inscrição de mil dólares costuma afugentar clubes de pequenos países. Para se ter uma ideia, seis países nunca mandaram representantes para a competição (Anguilla, Bahamas, Bonaire, Guiana Francesa, Republica Dominicana e Sint Maarten). Além disso é comum que equipes desistam mesmo depois de terem sido inscritos. Na ultima edição, Baltimore (Haiti) e Inter Moengotapoe (Suriname) desistiram depois de sorteados grupos. Tentando diminuir esse problema, a CFU colocou multas pesadas no seu regulamento para casos de desistência que variam de 7500 a 15000 dólares.


Valencia venceu o Grupo B em 2013.


A competição terá o formato de Copa com jogos de ida e volta. Os confrontos serão definidos por meio de sorteio e os cabeças de chave só entrarão na segunda fase mas o regulamento não deixa claro quais critérios para definição dos mesmos. Em caso de igualdade ao fim dos dois duelos, o desempate será decidido por meio de prorrogação e pênaltis. Apenas as finais serão jogadas em uma única partida provavelmente em campo neutro definido pela organização. Cada equipe poderá inscrever no máximo trinta atletas para a competição sendo o mínimo de vinte. O formato em Copa pode favorecer o aparecimento de mais interessados já que o ultimo torneio foi divido em dois grupos sendo que cada um deles teve uma sede fixa aumentando os gastos com estadia das equipes. No houve final na ultima edição sendo que W Connection (Trinidad e Tobago) e Valencia (Haiti) foram os vencedores  dos grupos. O terceiro lugar ficou com o Caledonia AIA (Trinidad e Tobago) que venceu o Portmore United (Jamaica) por 3-2 no placar agregado. A CFU ainda não divulgou em quais datas o torneio será disputado mas se sabe que acontecerá entre fevereiro e abril.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes