20 de dez. de 2013

Galeria de Campeões - Cuba: Villa Clara

O campeonato cubano de futebol não tem um regulamento muito simples. As dezesseis equipes são divididas em quatro grupos e jogam entre si em um total de seis rodadas. As duas melhores equipes de cada grupo se juntam em um octogonal. Depois de mais vinte e um jogos, as quatro melhores equipes decidem o titulo em semifinais e finais. Coube ao Villa Clara vencer um dos torneios mais disputados do caribe. A equipe que tem as cores laranja e branca no seu uniforme é o maior vencedor da primeira divisão do país dos irmãos Castro com treze títulos. A conquista de 2013 é o segundo tricampeonato consecutivo da historia da equipe que claramente está acima das demais.




Na primeira fase o Expresso do centro (apelido do Villa Clara) caiu no grupo B junto com Cienfuegos, Matanzas e Mayabeque. Com 4 vitorias e um empate Villa Clara se classificou com uma rodada de antecedência e tendo sua única derrota na ultima rodada por 1-0 para o também classificado Cienfuegos quando escalou a equipe reserva. O octogonal foi mais complicado e os tricampeões só conseguiram ficar com a ultima vaga depois de marcar trinta e três pontos em vinte e um jogos.




Tudo mudou a partir das semifinais: o Villa Clara bateu sem muitas dificuldades o Camaguey (equipe com melhor campanha no octogonal) por 4-2 no agregado ganhando moral para as finais. No primeiro jogo um impiedoso 3-0 sobre o rival Pinar del Rio mesmo atuando como visitante já praticamente definiu o titulo que foi confirmado na semana seguinte coma goleada de 4-0. A grande curiosidade foi que o grande artilheiro do campeonato foi o experiente zagueiro Yenier Márquez capitão do Villa Clara e da seleção cubana com treze gols marcados.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes