4 de jan. de 2014

Guia do Campeonato Nicaraguense

Dez equipes começam na noite de hoje a disputa pelo torneio Clausura da Nicaragua. As regras do campeonato são iguais as do clausura: os times se enfrentam na primeira fase em dois turnos sendo que as quatro primeiras classificam para as semfinais e os vencedores as finais. O favoritismo continua sendo do Real Estelí atual pentacampeão do campeonato nicaraguense mas os rubro-negros prometem ameaçar a hegemonia dos rivais. Dois jogos darão o pontapé inicial da liga. Jogando no Estádio Independencia, o Real Estelí receberá o Juventus enquanto que na capital Managua, o Walter Ferreti medirá forças contra o Jalapa. A equipe com menos pontos no somatório do Clausura com o Apertura estará rebaixada.  Confira o guia que o Futebol Central preparou para você acompanhar o Clausura 2014.


  • Chinandega


Com um dos melhores estádios do país (Efrain Tijerino com capacidade para cerca de oito mil torcedores) o Chinandega da cidade homônima decepcionou no Apertura terminando com apenas treze pontos na oitava posição. A equipe alvirrubra entra pressionada já que ficou há apenas um ponto da ultima posição. Comandado pelo atacante Ricardo Veja (vice-artilheiro do Apertura com dez gols), a equipe apostou nos colombianos para crescer no clausura. O treinador cafeteiro Wilson Yuste trouxe os compatriotas Ballesteros e de la Rosa para reforçar o elenco.


  • Diriangén


A tradicional equipe de Diriamba tenta afastar a crise financeira para voltar a ganhar o titulo, fato que não ocorre desde 2005. Para isso, o cacique apostou no treinador brasileiro Flavio da Silva que só contará com jogadores locais no elenco. Parece difícil apostar no sucesso dos alvinegros já que os jogadores chegaram a fazer uma greve por falta de pagamento. O time da cidade de Diriamba é o maior vencedor do campeonato nicaraguense com vinte e seis títulos. No apertura chegou as semifinais mas acabou eliminado pelo Walter Ferreti.


  • Jalapa


O caçula da primeira divisão (fundado em 2011) surpreendeu no Apertura. Com vinte e oito pontos a equipe terminou no quinto posto brigando até o fim pela vaga nas semifinais. A estrela do time é o atacante Luis Galeano que marcou oito gols no semestre passado. A base da equipe foi mantida para o Clausura. O Municipal Jalapa venceu a segunda divisão em 2012-13 e aparece como força emergente no país. O acanhado estádio Alejandro Ramos para cerca de mil pessoas é a casa dos verde-amarelos.


  • Juventus


Com dois títulos na historia (1993 e 94) a equipe da capital Managua entra em campo primeiro para evitar o rebaixamento. No Apertura os auri-rubros terminaram na sétima posição com dezoito pontos a seis da zona de rebaixamento. A equipe conta com cinco hondurenhos no plantel que são a grande aposta dos “pibes” para alcançar os objetivos para a temporada. O interino Oscar Blanco assumiu em Outubro e continua até hoje comandando o time.





  • Managua


Os leões fizeram uma grande campanha em 2013. A equipe que nunca conquistou um titulo só foi eliminada pelo Real Estelí nas semifinais. Os azuis disputam pela terceira temporada consecutiva a primeira divisão e sonham em chegar a final pela primeira vez. Umas das equipes mais jovens do país (fundada em 2008), não contam com uma grande torcida e conseguiram manter a base que surpreendeu o país no ultimo semestre.





  • Ocotal


O Deportivo Ocotal é um time da cidade de Ocotal localizada na fronteira com Honduras e que nunca conquistou um titulo nacional. Conhecido como guerreiros da segovia, a equipe alvi-azul terminou na confortável sexta posição com vinte e quatro pontos e deverá se manter na zona intermediaria. O craque do time é o meia hondurenho Byron Maradiaga.


  • Real Estelí


O trem do Norte é o time a ser batido no país. Com cinco títulos consecutivos e a base da seleção nacional, o alvirrubro é o grande favorito ao titulo. A equipe comandado pelo atacante Calero conta com treze títulos em toda sua historia. Os brasileiros que compunham o elenco do Estelí acabaram saindo da equipe que se reforçou com uruguaios e espanhóis. O estádio Independencia é o mais moderno do país e a torcida local costuma empurrar a equipe de forma apaixonda.

  • Real Madriz


Os merengues de Somoto terminaram o Apertura na ultima posição com apenas doze pontos. Com pouco dinheiro em caixa, a equipe recém promovida não conseguiu se reforçar e terá que melhorar muito para evitar o rebaixamento. A equipe  tem o Ocotal como grande rival.





  • San Marcos


A outra equipe que se beneficiou do inchaço da liga nicaraguense (promovida pelo vice campeonato da segunda divisão) também brigará contra o rebaixamento. Com os mesmo doze pontos do Real Madriz a equipe de San Marcos ficou na nona posição graças ao saldo de gols. Os amarelos contam com sua tradição para se manter na elite e apostam no estádio Olimpico como trunfo.


  • Walter Ferreti



Se tem um clube que pode ameaçar o titulo do Estelí essa é a equipe. Os rubro-negros contam com o artilheiro espanhol Cadena para voltar a vencer.  O resultado apertado na ultima final mostra que o nível da equipe da capital aumentou e que estão perto do titulo. A grande aposta para o Clausura é a contratação do meia uruguaio Laureiro que chega com status de estrela.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes