23 de jul. de 2014

Guia da Liga da Nicarágua

No próximo domingo, dez clubes começarão a disputa do campeonato nicaraguense de futebol de olho no futuro já que há uma forte tendência da criação de uma liga profissional no país já para a próxima temporada. Enquanto isso não acontece, todo mundo lutará para quebrar a hegemonia do Real Estelí atual octacampeão nacional. O Futebol Central fez esse guia para que você possa conhecer melhor as equipes que duelarão pelo principal titulo do futebol pinolero.


ART Jalapa

Nome Completo: ART Municipal Jalapa
Fundação: 2011
Estádio: Alejandro Ramos
Cidade: Jalapa
Cores: Amarelo e Verde
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 7°

O clube foi fundado em 2011 e já no ano seguinte conquistou o titulo da segunda divisão nicaraguense garantindo o acesso a elite na ultima temporada. com um elenco formado basicamente por jogadores da região de Jalapa, o time ficou a apenas dois pontos da classificação para as semifinais do Apertura 2013 da elite nicaraguense.


Diriangén

Nome Completo: Diriangén Futbol Club
Fundação: 17 de Maio de 1917
Estádio: Cacique Diriangén
Cidade: Diriamba
Cores: Preto e Branco
Títulos na Primeira Divisão – 26
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 2°

O clube é disparado o maior vencedor do campeonato nicaraguense com vinte e seis conquistas. Apesar disso, o “cacique” vive uma seca de títulos e não conquista a liga local desde 2006. Tem uma das torcidas mais fanáticas do país.


Fox Villa

Nome Completo: Academia Deportivo Fox Villa
Fundação: 2008
Estádio: Ricardo Morales Aviles
Cidade: Jinotepe
Cores: Amarelo e Vinho
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: Promovido

Estreante na primeira divisão, a equipe representará o sul do país assim como o tradicional Diriangén. O objetivo é se manter na elite e para isso a equipe contará com um elenco recheado de jogadores das proximidades da cidade de Jinotepe, sede do clube. A única exceção é o hondurenho Marvin Lambert Ávila que chegou ao clube nessa temporada para ser a referencia de um ataque pouco experiente.

Managua

Nome Completo: Managua Futbol Club
Fundação: 2006
Estádio: Olimpico
Cidade: Managua
Cor: Azul
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 4°

Apesar de ser uma das equipes mais jovens da primeira divisão nicaraguense, os leões azuis já conquistaram o respeito do futebol local. na ultima temporada chegaram as semifinais tanto do apertura quanto do clausura sendo eliminado em ambas oportunidades pelo campeão Real Estelí. O grande problema da equipe é a falta de torcida o que costuma fazer com que o Managua jogue com o estádio Olimpico praticamente vazio em todos os jogos.


Ocotal

Nome Completo: Club Deportivo Ocotal
Fundação: 2002
Estádio: Roy Fernando Bermudez
Cidade: Ocotal
Cores: Branco e Azul
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 6°

O clube viveu um drama no primeiro semestre quando duas pessoas roubaram a bomba d’agua e o cabeamento elétrico do sistema de irrigação do seu estádio. Correndo risco de ter o gramado do estádio deteriorado, o clube fez uma grande campanha na cidade junto com a policia e conseguiu recuperar os pertences.

Real Estelí

Nome Completo: Real Estelí Fútbol Club
Fundação: 1960
Estádio: Independencia
Cidade: Estelí
Cores: Vermelho e Branco
Títulos na Primeira Divisão – 14
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 8°

Poucos clubes no mundo podem se orgulhar de vencer oito campeonatos nacionais seguidos. O Real Estelí é um deles. A hegemonia no país é tão grande que ninguém por lá consegue imaginar outro campeão a não ser o trem do norte. Com alto investimento para os padrões locais, a equipe é até hoje a única que representou o país na CONCACAF Champions League.


Real Madriz

Nome Completo: Real Madriz Futbol Club
Fundação: 1996
Estádio: Solidaridad
Cidade: Somoto
Cores: Vermelho e Branco
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 8°

Você não leu errado e nem escrevemos o nome do clube de forma incorreta. O REAL MADRIZ (com “z” mesmo) tem esse nome inspirado no famoso clube espanhol sim mas como fica no departamento de Madriz preferiu manter o nome do local de nascimento. A cidade de Somoto por sinal tem uma forte cultura futebolística muito pela proximidade com a fronteira de Honduras, país que respira futebol.


UCEN Juventus

Nome Completo: UCEN Juventus Fútbol Club
Fundação: 1977
Estádio: Olimpico
Cidade: Managua
Cores: Amarelo, Vermelho e Azul
Títulos na Primeira Divisão – 2
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 5°

Um dos clubes mais tradicionais do país e um dos quatro na primeira divisão com títulos no currículo, o Juventus quase fechou as portas no começo do ano alegando dificuldades financeiras. A comoção no país foi grande e a Universidade Central da Nicarágua (UCEN) salvou o clube, assumindo o departamento de futebol e o rebatizando de UCEN Juventus.


UNAN Managua

Nome Completo: Universidad Nacional Autonoma de Nicarágua
Fundação:
Estádio: Olimpico
Cidade: Managua
Cores: Azul e Amarelo
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: Promovido

A força do clube da capital é o futebol feminino. É o maior campeão do país na categoria com oito títulos. Recém promovido a elite, o UNAN investiu em um goleiro italiano para a temporada. se trata de Giacomo Ratto com passagens pelo Tauro do Panamá, Victoria de Honduras além de clubes da quinta divisão de seu país natal.

Walter Ferretti

Nome Completo: Club Deportivo Walter Ferretti
Fundação: 1987
Estádio: Olimpico
Cidade: Managua
Cores: Vermelho e Preto
Títulos na Primeira Divisão – 4
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 3°


O clube tem fortes ligações com o exercito nicaraguense além de ser o clube da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) que libertou o país de uma ditadura. Tem esse nome em homenagem a Walter Ferretti, um dos heróis revolucionários do país morto em um acidente de carro no ano seguinte da fundação do clube.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes