18 de jul. de 2014

Guia da Liga Nacional da Guatemala


Considerada uma das melhores ligas nacionais da CONCACAF, o Apertura 2014 da Guatemala começa na noite de amanha (19/07) com o duelo dos recém promovidos: Petapa x Guastatoya. O Futebol Central fez esse guia para que você possa conhecer melhor as equipes que duelarão pelo titulo da Liga Nacional da Guatemala. 



Antigua

Nome Completo: Antigua Guatemala Futbol Club
Fundação: 1958
Estádio: Pensativo
Cidade: Antigua
Cores: Verde e Branco
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: Promovido

A equipe conquistou a vaga na elite guatemalteca de uma forma pouco usual. Aproveitando-se das dificuldades financeiras do Heredia, a direção do Antigua ofereceu cerca de 570 mil reais para a o clube de Peten e comprou a vaga na primeira divisão. O clube não disputava o principal campeonato guatemalteco desde 2006 quando foi rebaixado no campo.


Coatepeque

Nome Completo: El Deportivo Coatepeque
Fundação: 1967
Estádio: Israel Barrios
Cidade: Coatepeque
Cor: Vermelho e Preto
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 10°

O clube joga em um dos estádios mais modernos do país. O Estádio Israel Barrios foi construído por um famoso empresário local e já abrigou jogos internacionais e espera aprovação da FIFA para poder ser sede de partidas oficiais da seleção guatemalteca. Será apenas a segunda temporada das serpentes na primeira divisão.


Comunicaciones

Nome Completo: Club Social y Deportivo Comunicaciones
Fundação: 16 de Agosto de 1949
Estádio: Cementos Progresso
Cidade: Cidade da Guatemala
Cores: Branco
Títulos na Primeira Divisão – 29
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 1°

Atual tetracampeão nacional, o Comunicaciones conquistou um dos seu mais festejados títulos na ultima temporada. a final do Clausura 2014 foi diante do seu maior rival, o Municipal. Os vermelhos sempre tiveram mais títulos que o Comunicaciones mas tudo mudou graças a duas vitorias pela contagem mínima. Agora o tira-teima ficou para o Apertura. Se um dos grandes da capital conquistar o titulo se isolará na liderança com trinta conquistas.


Halcones

Nome Completo: Halcones Futbol Club
Fundação: 2006
Estádio: Los Cuchumatanes
Cidade: Huehuetenango
Cores: Vermelho e Azul
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 8°

Dos doze participante da primeira divisão guatemalteca, o Halcones é o caçula. Com apenas oito anos de fundação, o clube está na elite desde 2009 quando ainda se chamava Peñarol. A mudança para o atual nome veio em 2012. Foi o primeiro clube de uma aldeia indígena da Guatemala a disputar a elite do futebol nacional.


Guastatoya

Nome Completo: Deportivo Guastatoya
Estádio: David Cordón Hichos
Cidade: Guastatoya
Cores: Amarelo
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: Promovido

Sem experiência na primeira divisão, o Guastatoya aposto tudo em um colombiano para fazer bonito na sua estreia na elite. O clube anunciou a contratação de Deiner Córdoba, que passou pelas seleções de base do país sul-americano além de ter atuado pelo Atlético Paranaense da primeira divisão brasileira.


Malacateco

Nome Completo: Club Deportivo Malacateco
Fundação: 8 de Setembro de 1962
Estádio: Santa Lucia
Cidade: Malacatan
Cores: Vermelho
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 9°

Apesar de não ter nenhum titulo na elite, o Malacateco pode se orgulhar de ter um feito exclusivo no futebol guatemalteco: é a única equipe a ter conquistado o apertura e o clausura da divisão de acesso na mesma temporada. o feito inédito aconteceu na temporada 2006/2007 e os touros subiram para a primeira divisão sem precisar jogar o temido jogo extra.



Marquense

Nome Completo: Club Deportivo Marquense
Fundação: 1958
Estádio: Marquesa de la Ensenada
Cidade: San Marcos
Cor: Amarelo
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 7°

O Marquense ficou mais de trinta anos ausente da elite nacional. mas quando voltou em 2004 fez historia. Com campanhas consistentes, os amarelos chegaram ao vice-campeonato nacional em 2006. O feito lhe deu a vaga na Copa UNCAF daquele ano em que a pequena equipe conquistou a terceira colocação e o direito de disputar a CONCACAF Champions League na temporada seguinte onde acabaram eliminados pelo Pachuca do México.


Municipal

Nome Completo: Club Social y Deportivo Municipal
Fundação: 17 de Maio de 1936
Estádio: El Trebol
Cidade: Cidade da Guatemala
Cor: Vermelho
Títulos na Primeira Divisão – 29
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 2°

Clube com maior torcida no país, o Municipal é o único clube da Guatemala a ter vencido a uma competição continental. Os vermelhos vencer a extinta CONCACAF Champions Cup em 1974 após bater o Transvaal de Suriname na final. O titulo ainda fez a equipe chegar a Copa Interamericana contra o Independiente da Argentina, campeão da Libertadores daquele ano. Depois de uma vitória pela contagem mínima para cada lado, o titulo foi decido na disputa dos pênaltis a favor dos argentinos por 4-2.


Petapa

Nome Completo: Club Deportivo Petapa
Fundação: 1 de Janeiro de 1979
Estádio: Julio Armando Cobar
Cidade: San Miguel Petapa
Cor: Amarelo e Verde
Títulos na Primeira Divisão – 0
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: Promovido

A melhor participação do Petapa na historia foi no clausura 2008. Conhecido por descer e subir da primeira para a segunda divisão com certa frequência, o clube chegou as semifinais em 2008 mas acabou eliminado pelo tradicional Municipal por 3-1 no placar agregado.


Suchitepequez

Nome Completo: Club Deportivo Suchitepequez
Fundação: 1960
Estádio: Carlos Salazar Hijo
Cidade: Mazatenago
Cores: Azul e Branco
Títulos na Primeira Divisão – 1
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 5°

A década de ouro do clube foi a de 1980. Com grande investimento, os veados reformaram seu estádio e venceram o Atletico de Madrid em um amistoso. Mas a única taça da equipe veio em 1982. Recheado de uruguaios no elenco, o Suchi conquistou o titulo nacional daquela temporada sendo uma das poucas equipes do interior a conseguir essa façanha.


USAC

Nome Completo: Universidad San Carlos
Fundação: 1922
Estádio: Revolucion
Cidade: Cidade da Guatemala
Cor: Azul
Títulos na Primeira Divisão – 6
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 4°

Clube mais antigo do país em atividade, a USAC é tem seis títulos na sua historia. O fato curioso é que todos os títulos foram na época do amadorismo. É a única equipe do país a ter tal conquista já que todas os campeões do amadorismo já estão extintos.


Xelaju

Nome Completo: Club Social y Deportivo Xelaju Mario Camposeco
Fundação: 1928
Estádio: Mario Camposeco
Cidade: Quetzaltenango
Cores: Vermelho e Azul
Títulos na Primeira Divisão – 5
Classificação na Tabela Agregada 2013-14: 6°


Em um país dominado pelos clubes da capital, ser o maior campeão do interior é digno de registro. O Xela é muito respeitado em seu país e costuma incomodar os grandes. Fundado como Germania, mudou seu nome na década de cinquenta para homenagear Mario Camposeco, então capitão do clube que morreu em um acidente de avião.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes