17 de ago. de 2015

Belize volta a ter um clube disputando a Champions League


Verdes e Queretaro protagonizaram uma partida histórica na noite de amanhã em Belmopan. Não se trata de nenhuma final de campeonato ou de uma partida que definirá alguma classificação. Será o retorno de uma equipe de Belize a uma competição internacional. A última partida continental de uma equipe belizenha foi em 2008 quando o próprio Verdes foi eliminado pelo Cruz Azul.



A história internacional das equipes de Belize é recente e bastante curta. Basicamente se resume a algumas participações preliminares na extinta Copa Centro-americana. A nível de CONCACAF, foram apenas 2 jogos na Champions League. Ainda com um nível organizacional baixo, a confederação não fez grandes restrições a participações de equipes na primeira edição em 2008 permitindo a estreia do Verdes (na época sob o nome de Hankook Verdes) na fase preliminar do torneio. Jogando contra o tradicionalíssimo Cruz Azul, as duas goleadas pareciam inevitáveis. Mas nenhum estádio belizenho reunia as condições mínima para receber a partida e a partida de volta aconteceu no interior da Nicarágua (derrota de 12-0 no placar agregado).


FFB Stadium


Se o resultado tende a ser parecido, ao menos o local será mais acolhedor a equipe de Belize. O Verdes é da cidade de Benque Viejo (na fronteira com a Guatemala) distante cerca de 50 quilômetros do FFB Stadium na cidade de Belmopan. Apesar de acanhado, o estádio é o novo xodó da população local. As reformar que permitiram a realização da partida foi paga pela FIFA e segundo a imprensa local custou pouco mais de dois milhões de dólares. Cinco mil torcedores assistiram a primeira partida de uma equipe mexicana em solo belizenho. Com pouca experiência internacional e ritmo de jogo, poucos esperam que o Verdes seja páreo para a equipe do Queretaro. Mas independentemente do resultado, o futebol de Belize sairá de campo vencedor por ter voltado ao mapa do futebol continental.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes