13 de ago. de 2015

Guiana voltará a ter um campeonato nacional


Enfim Guiana poderá a voltar a assistir um campeonato de futebol. Sob o comando de interventores, a Federação de futebol local anunciou nesta semana que oito clubes participaram da Guyana Elite League, que equivalerá como a primeira divisão da antiga colônia britânica em solo sul-americana. O novo torneio está marcado para começar já no mês de setembro e terá oito equipes participantes.



A crise no futebol de Guiana começou em maio de 2014 quando começou o processo de retirada do antigo presidente da federação local, Cristopher Matthias, do cargo. Naquela altura, a Super Liga era o campeonato nacional e reunia 16 equipes. As vagas eram destinadas aos times que conquistassem bons resultados em competições regionais de menor apelo, o que causava uma indefinição nos participantes todo ano. As cinco edições do torneio foram vencidas pelo Alpha United que conquistou a edição 2013-14 com quinze vitorias em 15 jogos. A liga havia sido formada depois de oito anos seguidos sem nenhuma competição oficial no país.




Única equipe nacional a ter disputado uma CONCACAF Champions League, o Alpha United reúne jogadores da seleção nacional e será obviamente o favorito ao título. Para evitar o ostracismo, o clube chegou a disputar campeonato de futsal amador em 2014, o que causou inclusive a seleção de Guiana nas eliminatórias. Duas equipes debutaram em competições nacionais: Slingerz e Georgetown FC. Localizaçao geográfica e aporte financeiro foram critérios de escolha do torneio, o que excluiu do certame algumas equipes tradicionais do interior. Além dos já citados, Pele, Fruta Conquerous, Buxton United, Monedderlust e Guyana Defence Force participaram da competição. O sucesso da liga é peça fundamental no futuro do futebol de Guiana que já está eliminada das eliminatórias para o próximo mundial.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes