10 de ago. de 2015

Seis equipes disputarão Liga de Belize 2015/16


Menor país da América Central com menos de 350 mil habitantes (para se ter uma ideia, Roraima é o menor dos estados brasileiros em população com cerca de 500 mil), Belize parece não conseguir encontrar um caminho para o desenvolvimento do seu futebol. A federação local anunciou através das redes sociais que a temporada 2015/16 começará já no próximo sábado e contará apenas com seis participantes.

Confronto entre Belmopan Bandits e Verdes na temporada passada.


A Premier League de Belize surgiu em dezembro de 2011 com o sonho de unificar o futebol do país que havia sido suspenso pela FIFA em junho do mesmo ano por interferência governamental. A primeira temporada em 2012 foi um sucesso. Com o calendário em transição para o modelo europeu, 12 equipes do país disputaram o torneio no primeiro semestre com o Placencia Assassins se sagrando o primeiro campeão. Mas aos poucos a liga foi perdendo a força e participantes. Com uma estrutura praticamente amadora das equipes, o futuro da liga está comprometido.

Público não costuma comparecer as partidas do futebol local.



Nem a participação do Verdes na CONCACAF Champions League parece ter animado os dirigentes locais. Única equipe do país a ter disputado a competição (na primeira edição do torneio em 2008), a equipe de Benque Viejo investiu um montante alto comparado aos rivais para ter o mínimo de competitividade na competição internacional e surge como a grande favorita da temporada. Além dos atuais campeões, Placencia Assassins,Wagyia, Belize Defence Force, Belmopan Bandits e Police United disputaram a competição no segundo semestre dessa temporada. Como a instabilidade marca o futebol do país, ninguém garante que as mesmas equipes terminaram a temporada em 2016. Resta aos amantes do futebol do país, o sonho por voos maiores da seleção no confronto contra o Canadá nas eliminatórias, e quem sabe, voltar a assistir um jogo da Champions no quintal de casa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes